Cântico - Os benefícios de Deus

Os benefícios de Deus ao povo

(Deut 32, 1-12)

Quantas vezes quis juntar os teus filhos, como a galinha junta os pintainhos debaixo das suas asas! (Mt 23, 37)


Escutai, ó céus, que eu vou falar,
ouça a terra as palavras da minha boca.
Derrame-se como chuva o meu ensinamento,
espalhe-se como orvalho a minha palavra,
como aguaceiros sobre a erva,
como chuvisco sobre a relva!
Eu vou proclamar o nome do SENHOR,
enaltecei a grandeza do nosso Deus!
Ele é o rochedo, perfeitas são as suas obras.
Todos os seus caminhos são justiça!
Deus fiel, sem iniquidade, Ele é justo e recto.
Pecaram contra Ele
seus filhos degenerados,
geração perversa e falsa.
É assim que agradeceis ao SENHOR,
povo louco e insensato?
Não é Ele o teu pai, o teu criador?
Foi Ele que te formou e te constituiu!
Recorda-te dos dias antigos,
medita nos anos de outrora.
Pergunta ao teu pai e ele te contará,
aos teus anciãos e eles te dirão!
Quando o Altíssimo distribuía os povos,
quando agrupava os filhos de Adão,
estabeleceu as fronteiras dos povos
segundo o número dos filhos de Israel.

A porção do SENHOR é o seu povo,
Jacob é a parte da sua herança.
Encontrou-o numa terra deserta,
numa desordem de gritos selvagens;
protegeu-o e velou por ele,
guardou-o como à menina dos seus olhos.

Ele é como a águia a incentivar os seus filhos,
esvoaçando sobre os seus filhotes:
estendeu as suas asas, tomou-os,
levantando-os sobre as suas penas.

Só o SENHOR o conduzia;
nenhum outro deus estava com ele.