Cântico - Alegria dos humildes

Alegria dos humildes em Deus

(1 Sam 2, 1-10)

Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens (Lc 1, 52-53)



Exulta o meu coração de júbilo no SENHOR.
Nele se ergue a minha fronte,
a minha boca desafia os meus adversários,
porque me alegro na tua salvação.
Ninguém é santo como o SENHOR.
Não há outro Deus fora de ti,
ninguém é tão forte como o nosso Deus.
Não multipliqueis as vossas palavras orgulhosas.
Não saia da vossa boca a arrogância,
porque o SENHOR é um Deus de sabedoria.
Só Ele sabe descobrir as vossas acções.
O arco dos fortes foi quebrado
e os fracos foram revestidos de vigor.
Os saciados tiveram que ganhar o pão
e os famintos foram saciados.
Até a estéril foi mãe de sete filhos
e a mulher que os tinha numerosos, ficou estéril.
O SENHOR é que dá a morte e a vida,
leva à habitação dos mortos e tira de lá.
O SENHOR despoja e enriquece, humilha e exalta.
Levanta do pó o mendigo e tira da imundície o pobre,
para os sentar com os príncipes e ocupar um trono de glória;
porque são do SENHOR as colunas da terra
e sobre elas assentou o mundo.
Ele dirige os passos dos seus santos,
mas os ímpios perecerão nas trevas;
porque homem algum vencerá pela sua própria força.
Tremerão diante do SENHOR os seus inimigos,
trovejará do céu sobre eles.
O SENHOR julga os confins da terra!
Ele dará o império ao seu rei,
e exaltará o poder do seu ungido.