Cântico - Senhor, dai-me sabedoria

Senhor, dai-me sabedoria

(Sab 9, 1-6, 9-11)

Eu vos darei palavras de sabedoria às quais não poderam resistir os vossos adversários (Lc 21, 15)


Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia,
que tudo criaste pela tua palavra,
que formaste o homem pela tua sabedoria,
a fim de que dominasse sobre todas as criaturas que chamaste à existência,
governasse o mundo com santidade e justiça
e exercesse o julgamento com rectidão de espírito,
dá-me a sabedoria que se senta junto do teu trono
e não me excluas do número dos teus filhos.
Pois eu sou teu servo e filho da tua serva,
homem débil e de vida breve,
incapaz de compreender a justiça e as leis.
Mesmo que alguém fosse perfeito entre os homens,
sem a sabedoria que vem de ti, seria nada.
Contigo está a sabedoria, que conhece as tuas obras,
que estava presente quando fazias o mundo,
e que sabe o que é agradável a teus olhos
e o que é recto segundo os teus mandamentos.
Envia-a, pois, do teu santo céu,
digna-te enviá-la do trono da tua glória,
para que me assista nos meus trabalhos,
e eu conheça aquilo que te é agradável.
Pois ela sabe e compreende tudo
e guiará os meus actos com prudência,
e me protegerá com a sua glória.