Cântico - Deus castiga e salva

Deus castiga e salva

(Tob 13, 1-10)


Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na sua grande misericórdia nos fez renascer para uma esperança viva (1 Pedro 1, 3)



Bendito seja Deus, que vive eternamente!
Bendito seja o seu reino!
Porque Ele castiga, mas usa de misericórdia,
conduz aos abismos, nas profundezas da terra,
e faz sair da grande perdição;
nada existe que escape à sua mão.
Louvai-o, filhos de Israel, diante dos povos;
porque Ele dispersou-vos no meio deles
para vos mostrar ali a sua grandeza.
Exaltai-o diante de todos os viventes,
porque Ele é o nosso Senhor e o nosso Deus,
é o nosso Pai e é Deus por todos os séculos dos séculos.
Castiga-vos por causa das vossas iniquidades,
mas, a seguir, compadece-se de vós
congregando-vos do meio de todos os povos,
entre os quais estais agora dispersos.
Quando vos converterdes a Ele,
com todo o vosso coração
e com toda a vossa alma,
para praticar a verdade na sua presença,
Ele voltar-se-á para vós
e não vos ocultará a sua face.
Contemplai, agora, o que fez por vós,
rendei-lhe graças com a vossa voz,
bendizei o Senhor da justiça
e exaltai o Rei dos séculos.
Por mim, glorificá-lo-ei na terra do meu cativeiro
e anunciarei a um povo pecador
o seu poder e a sua grandeza.
Convertei-vos, pecadores,
e praticai a justiça diante dele;
talvez tenha misericórdia de todos vós.
Com toda a minha alma louvarei o meu Deus, Rei do céu.
Sim, a minha alma rejubilará da sua grandeza.
Que todos o proclamem e louvem em Jerusalém.
Jerusalém, cidade santa,
Ele castiga-te pelas obras dos teus filhos,
mas de novo terá misericórdia dos filhos dos justos.