Cântico - Alegria do Profeta

Alegria do Profeta perante a nova Jerusalém

(Is 61, 10-11 . 62, 1-5)

Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, bela com noiva que se adorna para o seu Esposo (Ap 21, 2)



Rejubilo de alegria no SENHOR,
e o meu espírito exulta no meu Deus,
porque me revestiu com as vestes da salvação
e me envolveu num manto de triunfo.
Como um noivo que cinge a fronte com o diadema,
e como uma noiva que se adorna com as suas jóias.
Porque, assim como a terra faz nascer as plantas,
e o jardim faz brotar as sementes,
assim o Senhor DEUS faz germinar a justiça
e o louvor diante de todas as nações.
Por amor de Sião, não me calarei,
por amor de Jerusalém, não des-cansarei,
até que apareça a aurora da sua justiça,
e a sua salvação brilhe como uma chama.
As nações verão a tua justiça,
e todos os reis, a tua glória.
Dar-te-ão um nome novo,
designado pela boca do SENHOR.
Serás como uma coroa brilhante nas mãos do SENHOR,
e um diadema real nas mãos do teu Deus.
Não serás mais chamada a «Desamparada»,
nem a tua terra será chamada a «Deserta»;
antes, serás chamada: «Minha Dilecta»,
e a tua terra a «Desposada»,
porque o SENHOR elegeu-te como preferida,
e a tua terra receberá um esposo.
Assim como um jovem se casa com uma jovem,
também te desposa aquele que te reconstrói.
Assim como a esposa é a alegria do seu marido,
assim tu serás a alegria do teu Deus.